segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Diário:: Segunda sem carne

Tudo começa quando você percebe que têm mais a dar do que a receber. E assim começou pra mim. Junto com o início da minha faculdade, li uma matéria que explicava o quando custa o kg da carne, ecologicamente falando. Durante a vida toda eu fui uma pessoa muito (mas muito) carnívora e isso não nego: adoro churrasco. Adoro peixe, adoro frango, adoro carne vermelha... mas cá pra nós, a natureza é muito melhor que tudo isso. A emissão de gases, desmatamento e a quantidade de água limpa doce causadas pela criação de animais pro abate é tanta que se pudéssemos ficar ao menos 1 dia sem consumir carne, durante um mês evitaríamos de emitir cerca de 335 kg de CO2 na atmosfera. Cada um têm seus motivos para não comer carne, uns apoiam a defesa dos animais, outros simplesmente não gostam e outros escolhem contribui um pouquinho para a diminuição da emissão de gases e desmatamento. E foi isso que escolhemos. Toda segunda feira (ou quando não é possível, fazemos outro dia da semana) fazemos um almoço recheado de verde, arroz, feijão, massa e 0% de carne. 
E sabe o que é mais engraçado? Isso não foi o sacrifício que eu achei que fosse. Entendi que consigo perfeitamente conviver em harmonia com a natureza sem abusar de seus recursos. Viver de bem com o universo é o mesmo que plantar para colher coisas boas. O mundo precisa de nós e nós precisamos dele, simples assim. 
"O principal objetivo da Segunda sem carne é mostrar que é possível ter refeições nutritivas e gostosas sem a proteína animal, e convida as pessoas a tirarem a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrirem novos sabores. E é justamente por isso que nós incentivamos a adoção de um dia sem carne: experimentar novas combinações e novos ingredientes é sempre uma rica oportunidade."
Links pra você entender um pouco sobre esse projeto: 
Se quiserem se aprofundar ainda mais, têm um livro chamado Segunda sem Carne, de Mary McCartney que tem aqui na Saraiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário