sábado, 5 de setembro de 2015

Dia da Amazônia #VivaAmazonia

Comemoramos hoje, dia 5/09 o dia da Amazônia, e comemoramos mais ainda com a queda do desmatamento. A Amazônia é a nossa maior reserva natural, tem mais de 5,5 km de floresta e abrange 9 países, e graças a Deus, 26% dela está no Brasil.  
O dia da Amazônia foi criado de certa forma para chamar a atenção do país para o desmatamento e destruição do nosso maior bioma, que hoje ocorre principalmente pelo avanço das plantações de soja e da pecuária. 
Apesar de que essas atividades são consideravelmente importantes para a economia do país, devemos lembrar que a exploração desenfreada pode destruir o bioma e causar séria consequências para o planeta, uma vez que o papel fundamental no equilíbrio ambiental da Terra e influência diretamente sobre o regime de chuvas de toda a América Latina. Além disso, pesquisas indicam que a vegetação da Amazônia pode ajudar na diminuição do CO2 da atmosfera, absorvendo o carbono. 
Além de tudo isso, a Amazônia abriga mais de 1,7 mil espécies de animais, entre eles mamíferos, aves e peixes e também dá o sustento de muitas comunidades que vivem na área. 

No site da WWF Brasil, um projeto chamado #VIVAAMAZONIA mostra como algumas pessoas  vivem, suas histórias e como convivem em harmonia com a floresta. Uma dessas histórias, é do Raimundão que é um líder comunitário e extrativista que está na região da Resex desde 1990. No auge dos seus 72 anos, ele é um exemplo de como se pode viver equilibradamente usufruindo os recursos da floresta sem destruí-la.

Você também pode ajudar muito na preservação da Amazônia. Veja no vídeo abaixo como eu e você podemos contribuir pro universo com simples ações do dia-a-dia. E acesse os sites WWF Brasil e Greenpeace para saber mais. Lembre- se: você também é natureza 


Nenhum comentário:

Postar um comentário